terça-feira, 7 de abril de 2020

Os Maias, de João Botelho



Fotograma de Os Maias
Clique  para ver o filme


Título: Os Maias, cenas da vida romântica
Realizador: João Botelho
Portugal/Brasil, 2014

Longa metragem, ficção, 135'


Trata-se de um trabalho (filme e minissérie) de género drama romântico, escrito e realizado por João Botelho, baseado na obra homónima de Eça de Queirós. Portugal, finais do século XIX. Após uma longa viagem pela Europa, o médico aristocrata Carlos da Maia regressa a Lisboa, para grande alegria do avô, por quem foi criado. Carlos, acompanhado pelo seu grande amigo João da Ega, leva uma vida ociosa e de pequenos prazeres, passando o tempo com amigos e amantes, até que se apaixona por uma bela e misteriosa
mulher, recém-chegada à capital.


Sinopse: Portugal, século XIX. Afonso da Maia casa com Maria Eduarda Runa. Do casamento nasce Pedro, um rapaz nervoso e instável super protegido pela mãe. Ainda jovem, Pedro conhece Maria Monforte, por quem se apaixona e com quem casa, a contragosto da família. Da relação nasce Carlos Eduardo e Maria Eduarda.
Alguns anos depois, Maria Monforte apaixona-se por um italiano e foge levando a filha. Destroçado e incapaz de lidar com a traição, Pedro suicida-se.
Carlos, ainda pequeno, cresce aos cuidados do avô. Entre os dois constrói-se o último laço forte da velha família Maia. Passam-se vários anos. Carlos termina o curso de Medicina em Coimbra e vai viver para Lisboa onde pretende abrir um consultório. Afonso decide deixar a sua quinta no norte do país e acompanhar o neto. Os dois instalam-se numa das casas da família, o Ramalhete, que durante vários anos esteve desabitada e servia apenas para guardar mobílias. Como médico aristocrata, Carlos leva uma vida ociosa na companhia do seu amigo e escritor de obras "inacabadas" João da Ega. Um dia conhece Maria Eduarda, uma mulher bela e cheia de mistérios que acabou de chegar à capital. A paixão é recíproca e os dois vivem um amor cego, ignorando o terrível pecado que estão a cometer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Documentário_ Lixo extraordinário

  Este documentário conta a história de um projeto artístico que acabou por ganhar uma vertente humanitária e interventiva.  Vik Muniz é um ...