segunda-feira, 30 de junho de 2025

Documentário_ Lixo extraordinário

 



Este documentário conta a história de um projeto artístico que acabou por ganhar uma vertente humanitária e interventiva. 
Vik Muniz é um consagrado artista plástico brasileiro que cria fotografias utilizando objetos dos locais onde as pessoas vivem e trabalham, sendo conhecido por usar materiais inusitados como lixo, açucar ou chocolate nas suas obras.
Galardoado com vários prémios internacionais, Lixo Extraordinário, dos cineastas Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, acompanha o trabalho do artista durante dois anos na produção de obas com material recolhido na maior lixeira do mundo, o Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, onde milhares de pessoas vivem no lixo e do lixo.
Com o seu trabalho, Muniz dá uma nova força e dignidade aos trabalhadores do lixo e revela o poder transformador da arte.

Lixo Extraordinário
Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley
2010
94'

O meu coração ficará no Porto



Este documentário centra-se na visita que Humberto Delgado fez ao Porto no dia 14 de maio de 1958 e na receção que o aguardava na cidade durante a campanha presidencial, um episódio que redundou numa das maiores manifestações anti-salazaristas. 

O meu coração ficará no Porto
Jorge de Campos
Portugal | 2010
50'36''




Dia dos Direitos Humanos_ Comemoração

No dia 10 de dezembro celebrou-se o Dia dos Direitos Humanos no AEMaia. Os Direitos Humanos são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e igualitária, pois garantem a dignidade, liberdade e igualdade para todos, independentemente de raça, género, religião ou qualquer outra característica. Na sociedade contemporânea onde, tantas vezes, se convive com desigualdades e injustiças, comemorar os Direitos Humanos é uma forma de os dar a conhecer e divulgar proporcionando aos estudantes a consciencialização da relevância desses direitos promovendo, simultaneamente, o respeito mútuo, a tolerância e a construção de uma cidadania ativa e responsável. 

No AEMaia realizaram-se várias atividades entre as quais se destacam, na EB de Gueifães, a “Árvore dos Direitos” e na ESMaia a exposição “Faixa dos Direitos Humanos”, as duas coreografias de dança apresentadas por alunos do 12º C que expressam, através do movimento, as temáticas “Trabalho/Escravidão infantil” e “Violência Doméstica” para as quais se pretendeu sensibilizar os nossos jovens (https://sites.google.com/aemaia.com/cidadania-e-desenvolvimento), e o visionamento da curta-metragem “Estilhaços”, do realizador José Miguel Ribeiro.

As atividades resultaram da articulação entre: Biblioteca, Clube de Dança, Clube Europeu, Cidadania e Desenvolvimento, Plano Nacional das Artes e Plano Nacional de Cinema.




Estilhaços
José Miguel Ribeiro
Portugal | 2016
18'





 

Documentário_ Lixo extraordinário

  Este documentário conta a história de um projeto artístico que acabou por ganhar uma vertente humanitária e interventiva.  Vik Muniz é um ...